SÃO LUIS TERÁ ÔNIBUS SOB TRILHOS.
foto ilustrativa |
A Avenida dos Holandeses e a
Litorânea passarão por um projeto de reestruturação é o que prevê o contrato
firmado entre o governo do estado, Ministério
das Cidades, e a Caixa Econômica Federal (CEF). Com os recursos assegurados
será possível realizar uma série de intervenções no trânsito nas avenidas dos
Holandeses e Litorânea, em São Luís, dentre
as quais a implantação do sistema de tráfego binário e transporte tipo BRT.
Além disso vai incrementar a trafegabilidade e a mobilidade urbana na Região
Metropolitana de São Luís.
O convênio é destinado à execução do BRT, integrando a avenida Litorânea
à Holandeses, o prolongamento da Litorânea até o bairro do Olho d'Água e a
constituição do sistema binário onde visa avenidas mais largas e de mais
qualidade, permitindo um fluxo maior de trânsito.
Representantes da CEF presentes no evento disseram que a relevância do
projeto impulsionou a instituição a ser o agente financeiro da operação.
"Tem um alcance social muito grande, que é a reestruturação da Avenida dos
Holandeses com a implantação de ônibus sob trilhos”.
Projeto
A proposta de reestruturação da Avenida dos Holandeses prevê uma série
de intervenções para modernizar a via e dar fluidez ao trânsito no trecho
compreendido entre o retorno da Polícia Militar, no Calhau, até a entrada da
Praia do Araçagi, totalizando quase 10 km de melhorias. Serão construídas
ciclovias, calçadas, paradas de ônibus planejadas e estacionamentos. O projeto
prevê também a complementação da obra de extensão da Avenida Litorânea e a
modernização de um trecho da Avenida Colares Moreira e ruas do entorno. O
diferencial da proposta é a implantação do sistema Binário, que garante vias
paralelas funcionando em sentido opostos.
Esse recurso estava
disponível desde 2013 para o estado, através do PAC, e ainda não havia sido
acessado. Diante da disponibilidade, o 'Projeto de Reestruturação da
Holandeses' foi elaborado ano passado. "Está em torno de R$ 160 mi essa
primeira etapa, em que cerca de R$ 90 mi são recursos de financiamento do FGTS,
com uma contrapartida de 10% do Governo do Estado, e temos mais R$ 60 mi de OGU
(Orçamento Geral da União), também com 10% de contrapartida do Estado",
relatou o presidente da MOB.
isso é muito bom,só espero que não seja pegadinha.
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