SÃO LUÍS, 400 ANOS ATRÁS NA RUA PORTUGAL .



A Rua Portugal será o segundo tesouro do Patrimônio Material e Cultural de São Luís que ganhará destaque dentro das ações de comemoração dos 400 anos da cidade. O evento, realizado pelo Comitê Estratégico Organizador dos 400 anos de São Luís e parceiros, acontecerá nesta quinta-feira (26), das 17h às 20h, com diversas atrações culturais. O objetivo é resgatar a memória comercial e urbana da rua localizada no Centro Histórico, próximo à Casa das Tulhas, mercado de comidas e especiarias típicas da região que, até hoje, mantém a tradição de suas peculiaridades.

Sete Tesouros 

O evento desta quinta-feira trata-se de mais uma ação de divulgação dos Sete Tesouros do Patrimônio Material e Cultural de São Luís. Na programação, haverá apresentação da banda de música da Guarda Municipal, com 53 músicos; performance de atores que interpretarão personalidades da nossa história, como Gonçalves Dias, Viriato Correia, Ana Jansen, trajados com roupas da época. Além disso, terá ainda charretes e carruagens como atrações expostas ao público.

Guias auxiliarão os presentes a conhecer a história inerente à Rua Portugal e à Casa das Tulhas, patrimônio material e imaterial. A Rua Portugal agrega uma das maiores concentrações de casarões, sobrados e azulejos do Centro Histórico. 

O projeto visa resgatar para a sociedade um contexto geral do que foi significativo para o comércio nativo local da época e valorizar a Rua Portugal como parte integrante dos setes tesouros da cidade de São Luís.

Entre os objetivos do evento estão: tornar mais acessíveis os recitais (obras de poetas), contar a História de São Luís através de música (cordas e metais) e artes cênicas (atores e performistas) para jovens, adultos e turistas que visitam a cidade no período; fomentar a conscientização de turistas e da comunidade local sobre a preservação do patrimônio material e imaterial da cidade; estimular espaço lúdico para a divulgação de artistas da terra tais como músicos, atores, artesãos artistas plásticos; e proporcionar ainda, aos universitários de cursos afins, um ambiente para demonstração de conhecimento, cultura e arte.
Resgate do Patrimônio 

A exploração da Rua Portugal como Segundo Tesouro do Patrimônio Material possibilitará também o resgate da memória do patrimônio imaterial dos feirantes dentro do Mercado das Tulhas - primeiro mercado da cidade.
 
Os sete tesouros 

– Praça Gonçalves Dias, Rua Portugal, Palácio dos Leões, Convento das Mercês, Azulejaria, Igreja da Sé e Teatro Arthur Azevedo - serão explorados dentro de suas características históricas e turísticas de forma estratégica, como meio de resgate da memória do cidadão ludovicense e valorização das várias características turísticas da cidade.

fonte: Jornal Pequeno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 MIL NOVOS MOSQUITOS DA DENGUE.

PRÉDIO ESQUELETO DA COHAMA É CERCADO.

Morre o diretor do Colégio Universitário - COLUN