EDIVALDO x CASTELO DISPUTA É EQUILIBRADA


Os dois candidatos a prefeito de São Luís mostram um equilíbrio na disputa quando se analisa a pesquisa do Ibope nos critérios de renda familiar, faixa etária e grau de instrução. Holanda Júnior vence em boa parte dos segmentos, mas Castelo apresenta vitórias significativas em outros, o que pode explicar a diminuição da diferença entre os dois.

O IBOPE dividiu os eleitores em três categorias: faixa etária, renda familiar e grau de instrução, além da divisão clássica entre eleitores femininos e masculinos. João Castelo impõe vantagem de 10 pontos percentuais sobre Holanda Júnior entre os eleitores com renda familiar de até 1 salário mínimo. Nesta parcela do eleitorado ele aparece com 51% das intenções de voto, contra 39% para o adversário. Mas esta é a menor parcela do eleitorado de São Luís, estratificada na pesquisa Ibope por 144 dos 805 eleitores.

Já aqueles com renda superior a 2 salários mínimos, que representam a maior parcela do eleitorado, preferem Holanda Júnior: 55% a 33%. Quando o Ibope divide o eleitorado por grau de instrução, Castelo vence entre os eleitores com até a 4ª série do ensino fundamental. Nesta parcela do eleitorado, ele impõe 18 pontos percentuais de vantagem sobre Holanda Júnior, que vence bem entre os eleitores com curso superior, neste grupo, o candidato do PTC tem vantagem de 43%.

Na maior parte do eleitorado do ensino médio a disputa apresenta o maior equilíbrio, com vantagem de 6 pontos percentuais para Holanda Júnior: 47% a 41%. Tanto os eleitores do sexo masculino quanto o feminino preferem Holanda Júnior, mas a diferença entre as mulheres é bem maior a seu favor:  51% a 37%. Entre os homens, a diferença pró-Holanda Júnior é de apenas 4 pontos percentuais.

Por último, o IBOPE dividiu os eleitores por faixa etária. Neste aspecto, há três grupos com maior número de eleitores. Entre aqueles que têm entre 16 e 24 anos, que representa a maioria do eleitorado, Holanda Júnior vence por 62% a 29%. No grupo com mais de 50 anos, que representa a terceira maior parcela dos eleitorados, é Castelo quem vence: 50% a 32%. A disputa é equilibrada, com vantagem de Holanda, na segunda maior parcela do eleitorado, formada por eleitores entre 30 e 39 anos. A diferença é de 8 pontos de vantagem pró-Edivaldo.

A pesquisa também quis saber dos eleitores quem votaram no 1º turno das eleições. A maioria dos 805 foi dividida ente os eleitores de Castelo e os de Edivaldo Holanda Júnior. Foram ouvidos ainda 12% de eleitores que declararam ter votado em Eliziane Gama (PP), 6% que votaram em Washington Luiz (PT), 4% e 1% que votaram em Marcos Silva (PSTU), seguindo o resultado da eleição no 1º turno. Não foram encontrados eleitores que declararam ter votado em Haroldo Sabóia (PSOL) e Edinaldo Neves (PRTB), que apresentaram menos de 1% dos votos na eleição do dia 7 de outubro. Outros 3% dos eleitores declaram não ter votado no 1º  turno e 7% votaram branco ou nulo.

fonte: O Estado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 MIL NOVOS MOSQUITOS DA DENGUE.

PRÉDIO ESQUELETO DA COHAMA É CERCADO.

Morre o diretor do Colégio Universitário - COLUN