Vacina contra Doença Sexualmente Transmíssivel.
Ribamar Santana/Agência Assembléia
O deputado Neto Evangelista (PSDB) apresentou projeto de lei à Mesa Diretora da Assembleia, na última sexta-feira (28), que dispõe sobre a implantação do Programa Estadual de Vacinação contra o HPV (Human Papiloma Virus) e sobre a realização de teste para a detecção do HPV por meio de captura híbrida na rede pública de Saúde do Estado do Maranhão.
Dentre outras, o Programa Estadual de Vacinação desenvolverá ações como a promoção, em parceria com a secretaria de Estado de Educação, de campanha anual de vacinação nas unidades da rede estadual pública de ensino e unidades sócio-educativas de internação; a produção de material educativo dirigido especialmente à população-alvo; a realização de convênios com instituições públicas para a organização de programas educativos, cursos e projetos de capacitação e controle de cobertura e aceitação da vacina.
Neto Evangelista justifica a proposição desse projeto de lei em razão de ser o HPV uma das doenças sexualmente transmissíveis (DST) mais comuns do mundo, e um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero. “Estudos no mundo comprovam que 50% a 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas. A vacina foi criada com o objetivo de prevenir a infecção por HPV e, dessa forma, reduzir o número de pacientes que venham a desenvolver câncer de color de útero”, esclareceu.
De acordo com o deputado, a partir da disponibilização do teste pela rede pública estadual será possível a detecção precoce do vírus HPV, possibilitando diminuir os custos de futuro tratamento extremamente dispendioso do câncer, bem como os óbitos de mulheres.
Comentários
Postar um comentário