Interdição da Biblioteca Benedito Leite já dura mais de dois anos.

POR JULLY CAMILO

Desativada há mais de dois anos, após ser interditada pela Defesa Civil, a Biblioteca Pública Benedito Leite, está em obras desde novembro de 2010, e o prazo de 12 meses para o término da reforma – serviços de reforço e recuperação estrutural do prédio, com custo fixado em R$ 4,3 milhões – dificilmente será cumprido. Dos mais de 120 mil títulos que compõem o acervo da biblioteca, apenas 40 mil – menos da metade – estão disponíveis para pesquisa na sede provisória, situada na Rua do Egito, nº 218, Centro de São Luís.
A falta de uma data certa para a reabertura da biblioteca irrita e entristece os usuários. A universitária Ângela Nogueira, de 23 anos, disse que nunca viu 'tanto descaso' num único lugar. Ela não crê que as obras terminem em breve.
'Não sou nenhuma especialista no assunto, mas está visível que esta obra está longe de terminar. Infelizmente a nossa biblioteca é apenas mais dos nossos patrimônios que continuam abandonados pelo poder público', disse Ângela.
O prédio principal da Biblioteca Benedito Leite tem mais de 62 anos e o anexo, apesar de mais recente, já tem 23 anos, sendo que nunca sofreu intervenções de maior porte. O projeto em execução prevê climatização e elevador para portadores de mobilidade reduzida. A diretora da biblioteca, Rosa Maria Ferreira Lima, foi procurada pela reportagem do Jornal Pequeno, mas recusou-se a falar sobre o motivo da demora nas obras da instituição.
A Sinfra informou, por meio de sua assessoria de Comunicação, que a previsão de conclusão das obras é janeiro de 2012. E enfatizou que, enquanto os trabalhos de reforço e recuperação estrutural estiverem sendo realizados, os serviços do órgão continuarão sendo oferecidos à população na sede provisória da Biblioteca Benedito Leite, que dispõe de dois grandes salões e oito salas e fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
No imóvel da Rua do Egito funcionam os setores de literatura, obras maranhenses, acervo geral, escolar e infantil. Estão à disposição do público também, os jornais raros não microfilmados e o Escritório de Direitos Autorais, responsável pelo registro de obras, entre outras atividades.
Segunda mais antiga – A Biblioteca Benedito Leite é considerada por alguns historiadores a segunda mais antiga do Brasil. O prédio atual possui estilo neoclássico de grandes proporções. O seu acervo conta com 127 mil peças, entre obras de arte, coleções de jornais maranhenses, manuscritos do século XVIII, livros, jornais, revistas, fotografias, microfilme, diários oficiais, obras raras, livros em braille e folhetos. Abriga, ainda, um significativo acervo referente à história política do Maranhão.

fonte: Jornal Pequeno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 MIL NOVOS MOSQUITOS DA DENGUE.

PRÉDIO ESQUELETO DA COHAMA É CERCADO.

Morre o diretor do Colégio Universitário - COLUN