Ferramenta pode ajudar a evitar fraudes com CPF.

O consumidor poderá ser avisado quando uma transação de crédito for feita utilizando o seu CPF, fazendo com que ele possa se proteger de possíveis ações de fraudadores, caso não tenha participação no negócio relativo
àquela consulta. A possibilidade é possível pela ferramenta da Serasa Experian, o MeProteja, primeiro produto desenvolvido pela empresa para os consumidores, lançado terça-feira.

Com a ferramenta, o consumidor será avisado, por alerta no e-mail ou mensagens de celular, quando o CPF for consultado em vendas a prazo ou a crédito, usado para abertura de empresa, compra de telefone, além da
inclusão ou exclusão em cadastros de inadimplentes. Os avisos virão acompanhados de um telefone da Serasa e, se o consumidor não reconhecer a transação, ele poderá ligar e a empresa entrará em contato com quem fez
a consulta para verificar se se trata ou não de tentativa de fraude. O MeProteja pode ser contratado por telefone (0800 7737728) ou pela internet (www.serasaexperian.com.br). Os valores variam de R$ 17,90 (um mês) a R$ 89,00 (um ano).

 Fraudes
 Segundo números da Serasa, seis em cada mil consumidores sofrem tentativas de fraudes todos os meses, sendo que, somente no primeiro semestre de 2011, foram identificadas cerca de 1 milhão de tentativas de fraudes, número 8,6% maior em relação aos primeiros seis meses do ano passado.
Por segmento, o setor de serviços é o que mais tem problemas dessa natureza, 33%; seguido pelos bancos e financeiras (28%); telefonia (25%); varejo (12%) e outros (2%).
“O crédito é um dos canais preferidos dos fraudadores porque seu resultado é imediato. O consumidor hoje não conta com instrumentos que o ajudem a monitorar o uso do seu CPF em transações de crédito, evitando assim a fraude ou lhe permitindo tomar providências rápidas para evitar dores de cabeça no futuro”, ressalta o presidente da Serasa Experian e Experian América Latina, Ricardo Loureiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 MIL NOVOS MOSQUITOS DA DENGUE.

PRÉDIO ESQUELETO DA COHAMA É CERCADO.

Morre o diretor do Colégio Universitário - COLUN