ENEM TERÁ SEGURANÇA MÁXIMA.



As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas, neste sábado  (3) e domingo (4), a partir de 13h (horário de Brasília). No Maranhão estão inscritos 205.705 candidatos e as provas serão realizadas em 77 municípios. Em todo o país foram inscritos 5.791.291 estudantes. O trabalho de logística da edição do Enem deste ano envolverá, no total, 566.617 pessoas em 15.076 locais de prova, distribuídos em 1.615 municípios por todo o Brasil.
Para garantir a segurança do exame, um esquema inédito será testado pela primeira vez neste ano e vai mobilizar agentes do Exército e Polícias Federal, Rodoviária e Militar, além de contar com a participação de quase 20 mil agentes de escolta das Secretarias de Segurança Pública de todo o país.

No Maranhão, o sistema de segurança do Enem 2012 será feito por homens da Polícia Militar, sob a coordenação do major Passos. A PM estará presente em todos os locais de aplicação de prova. A coordenação do Enem alerta os candidatos para o horário dos testes. No Maranhão, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 11h e fechados às 12h, de acordo com o horário local. Atrasos não serão tolerados.

Os candidatos devem levar os documentos de identificação. Serão aceitos: cédula de identidade ou RG, emitida por secretaria de Segurança Pública; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; carteira de trabalho e Previdência Social; certificado de reservista; passaporte; carteira nacional de habilitação com foto. Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o boletim de ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

Confira a seguir as 10 dicas de última hora para o Enem 2012 

1. Tenha confiança - Para os alunos que se dedicaram ao longo do ano, o conselho de o professor Célio Tasinaso é objetivo. "O candidato deve confiar no trabalho que desenvolveu e não ficar ansioso. Procure descansar, ainda mais porque são dois dias de prova muito cansativos."
2. Aproveite o tempo - A situação daqueles que não estudaram nada, porém, é mais difícil. O professor recomenda que esses estudantes não esperem um milagre. "Não adianta querer recuperar um ano inteiro (de estudo) em apenas uma semana. Você vai começar a se comparar e a ficar mais ansioso", disse. Nesses casos, o que ele aconselha é estudar a estrutura da prova. "O aluno tem que aprender a administrar o tempo, pegar provas de edições anteriores e dividir em blocos com 20 questões. Não deve ficar 15 ou 20 minutos em uma única pergunta, em uma hora ele tem que fazer as 20 questões. São três minutos para cada uma", diz.

3. Controle a ansiedade- Para os ansiosos que não conseguem ficar parados, o professor sugere que estudem um pouco, mas sem tentar aprender conteúdos que não conseguiram. "Se estudou muito, entre quatro a seis horas por dia, ele deve diminuir a carga horária. Pode ler alguma coisa, um livro clássico, por exemplo."

4. Nada de exagero - O Enem não é um vestibular comum, já que são dois dias de prova muito cansativos. Por esse motivo é mais do que necessário que os candidatos descansem. "Nada de passeio ou programas que cansem demais. Caminhar quilômetros ou participar de churrascos com comida pesada também é ruim. Tudo deve ser feito com moderação", diz Tasinaso.

5. Se desligue - Se você já estudou tudo, o conselho do professor é "se desligar da prova". Não converse, pesquise ou leia nada relacionado ao exame. Concentre todas as suas energias em atividades aleatórias que ajudem você a se sentir mais relaxado e tranquilo.

6. Não perca o foco - Outra situação indicada por Tasinaso é a dos alunos que estudaram muito e decidem que irão se divertir. “(Eles pensam) estudei muito e agora vou para a balada, mas não compensa porque ficam muito ansiosos e cansados.” Não perca o foco, se você se dedicou até aqui, espere mais alguns dias para as festas.

7. Treine a leitura - O professor também sugere que os estudantes que não estão acostumados com a prova treinem a leitura, mas sem ultrapassar o limite do que estão acostumados para evitar o estresse. "O aluno deve manter o que vinha fazendo sem se cansar", diz.

8. No sábado - O Enem é divido em dois dias de provas e o intervalo entre elas deve ser usado para recuperar as energias. "O segundo dia é mais exigente porque tem a redação. Você deve fazer uma refeição leve e dormir cedo", ele aconselha.

9. Não fique impressionado - Quando sair da prova, não fique impressionado com o resultado de outros colegas. "Ao fazer isso você chegará desmotivado no dia seguinte", alerta o professor. Ele recomenda que os candidatos evitem esse tipo de conversa e se preocupem apenas em descansar para conseguir manter a concentração necessária para a avaliação do domingo.

10. Não faça contagem de pontos linear - A correção das provas do Enem não segue o padrão comum de outros vestibulares. "Por isso os alunos não devem fazer a contagem de pontos linear ou ficar preocupados com o corte ", diz Tasinaso. A metodologia empregada pelo Enem é feita a partir da Teoria da Resposta ao Item, que analisa diversos fatores da pergunta, como o grau de dificuldade, antes de pontuar a reposta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 MIL NOVOS MOSQUITOS DA DENGUE.

PRÉDIO ESQUELETO DA COHAMA É CERCADO.

Morre o diretor do Colégio Universitário - COLUN