SEM PARDAIS NAS AVENIDAS O PERIGO ANDA SOLTO EM SÃO LUIS.

Foto: De Jesus/OEstado
O trânsito em são Luís historicamente  já é um problemático,   pela falta de sinalização, de prudência do condutor  e pela  multiplicação dos buracos em toda cidade. Para pior a situação a prefeitura  retirou todos os fotossensores, popularmente conhecidos como pardais, instalados nas principais vias de São Luís.


O Município não deu prazo para a troca definitiva dos fotossensores, equipamentos responsáveis pelo controle de velocidade dos veículos. De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a licitação para a escolha da empresa que será responsável pela substituição dos equipamentos ainda está “em fase inicial”.
A SMTT  não informou as razões para a mudança da empresa. Os equipamentos antigos que foram retirados das vias haviam sido instalados em abril de 2014, pela empresa paulista Arco Sinal que, na ocasião, substituiu a EIT-Trana, empresa cearense até então responsável pela sinalização das vias da cidade.
Enquanto a troca definitiva dos equipamentos não é feita, vários trechos das avenidas de São Luís estão sem o controle de velocidade dos veículos. Na Avenida dos Holandeses, por exemplo, ao lado da Lagoa da Jansen – onde os veículos tinham que obedecer a um limite de velocidade de 60km/h –, a preocupação dos pedestres é grande, já que, sem os equipamentos, o risco de acidentes aumentou.
Outro trecho exposto e cujos fotossensores foram retirados é na Avenida Colares Moreira, em frente ao Tropical Shopping. No local, é grande o fluxo de pedestres que se deslocam para os seus locais de trabalho e faculdades. “É complicado porque, muitas vezes, com o sensor, o motorista tinha a preocupação de parar no sinal vermelho. E agora não vai ter mais isso. É um risco para a gente ser atropelada”, disse Maria Cândida, universitária.
Os fotossensores instalados nos semáforos servem para coibir a ação daqueles motoristas que insistem em avançar os sinais de trânsito quando fechados para o trânsito. Sem eles, não há como identificar esses infratores e aplicar as devidas penalidades, o que coloca em risco, não só a segurança de quem trafega nas vias, mas, também, a vida de pedestres que precisam atravessá-las.
De acordo com a Prefeitura de São Luís, a cidade contava com 36 fotossensores. Além destes equipamentos, a capital maranhense ainda possui outras 15 barreiras eletrônicas.
.

Reportagem de Thiago Basto do OEstado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARRAPATO PODE AJUDAR NO COMBATE AO CÂNCER.

DERIVADO DA MACONHA QUASE LIBERADO.

HIPERMERCADOS BOM PREÇO DE SÃO LUIS PODEM SER FECHADOS EM JANEIRO.