TÉCNICOS DA BOLSA FAMILIA EM TREINAMENTO




No Maranhão os profissionais que trabalham junto ao Bolsa Família e Brasil Carinhoso estão sendo qualificados para aumentar o trabalho de Busca Ativa das famílias extremamente pobres e das crianças, para que possam ser cadastradas e beneficiadas com transferência de renda, segundo o  secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar Fernando Fialho. 

A qualificação prossegue até o final de fevereiro de 2013, para que possa alcançar todos os técnicos que trabalham com o programa nos 217 municípios maranhenses. Ao todo, já foram realizados quatro treinamentos, com 177 técnicos qualificados.

O secretário destacou, ainda, que os municípios têm um papel importante na localização dessas famílias por meio da Busca Ativa e também no controle dos requisitos necessários exigidos para que essas famílias participem desses programas e assegurem a continuidade do recebimento da renda.

Os técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)/ Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), Maria Helena Kittel Werlang, Cláudia d'Ávila e Elizabeth Gomes,estiveram em São Luís no final da primeira quinzena de novembro, realizando em parceria com a equipe da Sedes , a Capacitação para a Formação de Instrutores de Preenchimento dos Formulários do Cadastro Único (CadÚnico) das prefeituras de São Luis, Viana, Buriti Bravo, Presidente Dutra, Presidente Juscelino, Pindaré-Mirim, Caxias, Magalhães de Almeida e Penalva.

Os instrutores habilitados são entrevistadores do CadÚnico que trabalham no cadastramento de pessoas resgatadas do trabalho escravo, famílias ciganas, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades de terreiros, ribeirinhos, agricultores familiares, assentados da reforma agrária, beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário e de acampados, famílias atingidas pelo deslocamento de moradia ou perda de atividade econômica em razão da construção de empreendimentos de infraestrutura em seus locais de moradia, presos do sistema carcerário e catadores de material reciclável.

A Busca Ativa é uma ação do Plano Brasil Sem Miséria, para levar o Estado até onde o cidadão está. O primeiro passo é a busca ativa de todas as famílias de baixa renda, com especial prioridade para aquelas em situação de pobreza extrema, com renda familiar mensal, por pessoa, de até R$ 70,00 para que sejam identificadas e inscritas no Cadastro Único.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 MIL NOVOS MOSQUITOS DA DENGUE.

PRÉDIO ESQUELETO DA COHAMA É CERCADO.

Morre o diretor do Colégio Universitário - COLUN