“DJ DE BUS” É PROIBIDO POR LEI.



Foi aprovado e sancionado em Sorocaba (SP), o projeto de lei que proíbe uso de aparelhos sonoros no modo alto-falante no interior dos ônibus coletivos do município. Com isso, os infratores poderão ser punidos com multa administrativa de R$ 50 e terá que desembarcar do ônibus. O projeto foi aprovado por unanimidade no dia 1º de março. A proposta obriga as empresas que atuam no transporte público a afixarem cartazes para que a lei seja conhecida e respeitada pelos usuários dos ônibus.
Segundo a Urbes, empresa responsável pelo trânsito na cidade, várias reclamações quanto ao desconforto causado pelo som alto foram registradas em 2011. O número de ocorrências, entretanto, não foi divulgado. Em julho, a empresa chegou a colocar cartazes nos ônibus para conscientizar os passageiros.  A assessoria da Urbes relatou que aguarda decisão do prefeito para definir como será feita a fiscalização.
A Câmara da cidade vizinha de Sorocaba Votorantim também aprovou por unanimidade um projeto semelhante em fevereiro deste ano. O documento foi encaminhado à administração municipal para ser sancionado pelo prefeito. A utilização de aparelhos de som, telefones celulares ou qualquer tipo de equipamento sonoro só será permitido com o auxílio de fones de ouvido. Os infratores serão alertados a desligar o aparelho e, em caso de descumprimento, receberão multa no valor de R$ 286,66.
Em São Luís a situação nos ônibus é tensa com a disputa cirrada principalmente no horário de pico dos “DJ de Bus” que ao seu gosto liberam o alto falante dos celulares, das caixinhas de som etc. pra ver quem toca mais alto e usuários e motoristas são incomodados por rádios, aparelhos de MP3 e celulares ligados em alto volume, tocando músicas de todos os gêneros.
O usuário paga pelo transporte e tem o direito de fazer o percurso sem ser incomodado mais na pratica entra em uma pista de dança com diversos DJ que não respeitam este direito.  Alguns motoristas reclamam que a disputa sonora prejudica a concentração, o volume alto impede que eles ouçam o aviso sonoro de parada e quando isto acontecer é gerado outro estresse.
Sorocaba e Votorantim cidades que aprovaram a lei podem servir de modelo para o resto do Brasil, a dificuldade de isto acontecer talvez seja pelo fato dos vereadores não utilizarem o transporte público o que pode inviabilizar a percepção da gravidade. Outro quesito preocupante é o  uso intenso dessa tecnologia “boa”, os usuários  escutam suas adrenalizantes musicas acima de 80 decibéis lesando células da orelha conhecida com cóclea. A parte do ouvido afetada pelo ruído são as 15 mil células ciliadas externas (CCE) da cóclea e com o passar do tempo é irreversível. Os fones, por sua vez injetam as ondas diretamente no canal auditivo, á plena potencia. Um sintoma de que algo não vai bem com seus ouvidos (além de zumbidos) é a dificuldade de se entender o que as pessoas falam, ou não ficar satisfeito com o volume de uma música mesmo já estando em um volume alto. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARRAPATO PODE AJUDAR NO COMBATE AO CÂNCER.

DERIVADO DA MACONHA QUASE LIBERADO.

HIPERMERCADOS BOM PREÇO DE SÃO LUIS PODEM SER FECHADOS EM JANEIRO.