GREVE BANCÁRIA: PAGAMENTOS CONTINUAM.
A greve bancária teve início na última quinta-feira (19), não tira do consumidor a obrigação de
pagar as contas em dia. O alerta é do Procon de São Paulo. A orientação do
órgão é que os consumidores procurem as empresas que emitiram as faturas para
pedir outras opções de pagamento. O comparecimento à sede da empresa e o
pagamento em lotéricas ou pela internet, por exemplo, podem estar entre as
opções oferecidas.
O órgão diz que o consumidor deve documentar o pedido feito às
empresas, enviando um e-mail ou anotando um número de protocolo de atendimento
telefônico. Esse comprovante pode evitar que ele tenha de arcar com multas e
outros encargos por atraso no pagamento, caso a empresa não atenda o seu
pedido. Se pagar os encargos indevidamente, a recomendação é que ele procure o
Procon.Caso a empresa dê ao consumidor outra opção de pagamento e,
mesmo assim, a fatura não seja quitada em dia, ele poderá ter de pagar multa e
encargos.
É importante lembrar que há vários serviços alternativos que não
foram afetados pela greve, como caixas eletrônicos, internet banking,
aplicativo do banco no celular (mobile banking), operações bancárias por
telefone e também pelos correspondentes, que são casas lotéricas, agências dos
Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais
credenciados.Os pagamentos, ainda, podem ser feitos por meio de cheque,
cartão e Débito Direto Autorizado (DDA).
Caixas eletrônicos
Os caixas que estão dentro das agências bancárias funcionam até as 22h.
Em locais de grande circulação, como em lojas de conveniência, funcionam
durante 24 horas. Os saques noturnos são limitados a R$ 300,00 e o valor para
saque diurno varia conforme o banco. Os serviços disponíveis são:
§
Pagamento de contas (não vencidas); agendamento de pagamentos e DOC;
pagamento de cartão de crédito.
§
Saques / retirada de folha de cheque; depósitos em dinheiro ou cheque;
consulta e retirada de saldo/extrato; transferências; saques de benefícios
sociais (INSS, PIS/Abono Salarial, FGTS, etc).
§
Bloqueio de cartão; empréstimo pessoal (CDC); resgate de investimento e
solicitação de débito automático.
Lotéricas,
Correias, supermercados e comércio
Os correspondentes são lugares alternativos aos bancos, como
supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios. Os serviços disponíveis
são:
§
Água; luz; telefone – com ou sem fatura; tributos municipais e
estaduais; boletos de bancos; carnês; INSS / GPS; FGTS-GRF / GRRF / GRDE (com
código de barras) e Contribuição sindical (em dinheiro).
§
Bolsa família; INSS; FGTS; Seguro desemprego; PIS; com cartão magnético
– limitado à R$ 1000,00 ou três transações diárias.
§
Em conta corrente ou em conta poupança. Operação limitada à R$ 1000,00
ou em até três transações por dia.
§
Consulta de saldos e extratos de contas correntes e poupanças; fazer
Declaração Anual de Isento (Imposto de Renda); entrega de propostas de cartão
de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para
aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga
de celular pré-pago.
Banco pela internet
Os serviços disponíveis são:
§
Saldo; extrato; lançamentos futuros; extrato de compras com cartões de
débito; informe de rendimentos; investimento; poupança; aplicações e transações
agendadas.
§
Débito Direto Autorizado (DDA); agendamento de pagamento de contas
(água, luz, telefone e gás); bloqueto de cobrança; DARF / DARF Simples; DAS -
Documento de Arrecadação do Simples Nacional; GFIP – FGTS; GPS – INSS; IPVA;
DPVAT; IPTU/ISS; GRCS; ISS; licenciamento de veículos; e recarga de celular.
§
Entre outros bancos; TED e DOC eletrônico.
§
Solicitação e desbloqueio de talão de cheques; solicitação, consulta e
cancelamento de débito automático; empréstimos e outros.
Banco pelo telefone
Todos os bancos oferecem um serviço telefônico por meio do qual o
cliente pode tirar dúvidas sobre serviços e realizar transações financeiras. Os
serviços disponíveis são:
§
Pagamento de boleto a vencer da mesma instituição e de outras, pagamento
de conta de consumo (água, luz, telefone, gás) e pagamento de imposto e taxas.
§
Consulta de saldo, fatura do cartão de crédito, entre outros.
fonte: Uol
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