Entra em vigor as novas regras dos de planos de Saúde.
Entrou em vigor desde o dia 01 de janeiro (domingo) a Resolução Normativa nº 262, que atualiza o novo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Publicada em agosto pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a norma determina que as operadoras de planos de saúde deverão oferecer cerca de 69 novos procedimentos aos consumidores de planos novos (contratados após janeiro de 1999) ou adaptados à legislação.
Entre as inclusões estão cirurgias por vídeo e medicamentos para o tratamento de doenças crônicas, além de exame diagnóstico para câncer de mama. O Rol de Procedimentos é a listagem mínima de consultas, cirurgias e exames que um plano de saúde deve oferecer. Para facilitar a busca dos consumidores, a ANS criou, em seu site (www.ans.gov.br), uma ferramenta que permite consultar as novas coberturas. Segundo a ANS, as cirurgias por vídeo são o principal destaque deste novo rol, pois são métodos menos invasivos e com uma recuperação mais rápida. Entre elas, uma das mais procuradas é a cirurgia de redução de estômago.
Outros procedimentos que merecem destaque são tomografia computadorizada para avaliação da obstrução das artérias coronárias, injeção intraocular de medicamentos para o tratamento da degeneração macular relacionada à idade (maior causa de perda da visão na população idosa) e administração de medicamentos imunobiológicos para o tratamento de doenças crônicas, como a artrite reumatoide.
Os consumidores também terão acesso a mais de 13 novos exames, incluindo a análise molecular de DNA dos genes EGFR, K-RAS e HER-2. O novo rol amplia ainda o número de consultas para nutricionistas e indicações para terapia ocupacional. Pacientes com diagnóstico de diabetes mellitus em uso de insulina ou no primeiro ano de diagnóstico, por exemplo, terão direito a 18 sessões de nutricionista por ano de contrato.
Fonte: Extra Globo
Comentários
Postar um comentário