Seguro-desemprego pela Internet
O trabalhador poderá solicitar o seguro-desemprego pela internet. A novidade faz parte
de um pacote de ações para melhorar o atendimento e a qualificação dos
trabalhadores lançado pelo governo federal.
No caso do seguro-desemprego, a mudança permitirá que
o trabalhador dê entrada no pedido de benefício assim que receber os documentos
demissionais. Pela regra anterior, o trabalhador precisava agendar um horário
de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine), preencher um formulário e
entregar a documentação. Com isso, o prazo de 30 dias para começar a receber o
seguro começa a contar a partir da solicitação na internet, e não mais da
entrega dos documentos no posto do Sine, o que agiliza a liberação do
pagamento.
O procedimento ainda não elimina a necessidade de ir
depois até um posto do Sine, mas irá agilizar o atendimento. O Ministério do
Trabalho também lançou a Carteira de Trabalho Digital, uma versão eletrônica,
digitalizada, do documento tradicional. O documento não substitui o documento
em papel.
A facilidade, segundo o Ministério do Trabalho, é que
trabalhador poderá acessar qualquer informação sobre o contrato de trabalho
vigente ou anterior pelo celular. Também será possível pedir a 1ª ou 2ª vias da
carteira de trabalho em papel pelo aplicativo.
Também foi anunciada a criação da Escola do Trabalhador,
uma plataforma digital de ensino à distância. Segundo o ministério, a
plataforma tem capacidade para qualificar, até o final de 2018, seis milhões de
brasileiros.
Outra novidade é o lançamento do aplicativo Sine Fácil
no sistema operacional iOS. Pelo aplicativo, o trabalhador pode encontrar de
forma rápida e prática vagas de emprego na rede Sine de todo o Brasil, de
qualquer smartphone ou tablet conectado à internet.
Fonte: Veja
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