POSSÍVEIS FRAUDES NOS VESTIBULARES DA UFMA.


A Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estadual estão investigando fraudes no vestibular de Medicina em universidades do Maranhão e mais sete estados.

A Polícia Federal já identificou os golpistas, agora busca identificar os alunos que foram beneficiados como "compradores de vagas" nos vestibulares de Medicina. As fraudes rendem até R$ 100 mil por alunos. Os órgãos responsáveis pela investigação ainda não divulgaram detalhes sobre a atuação dos golpistas no Maranhão e qual seria a/as instituições atingidas.

A apuração é restrita ao vestibular para o curso de Medicina no período de 2010 até os dias atuais e está sob a responsabilidade da Polícia Federal e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estadual do Estado do Piauí, onde estão sendo investigadas fraudes nos vestibulares da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e de uma faculdade particular do estado.

A Polícia Federal descobriu que um trio - dois homens e uma mulher - teria atuado especificamente em estados como o Piauí, Maranhão e Ceará. O inquérito foi remetido à justiça estadual.

Como ocorre o golpe.

A quadrilha atua de duas formas. O primeiro, o golpista falsifica documentos e se passa pelo candidato que comprou a vaga. Uma pessoa, geralmente com QI - Quociente de Inteligência - elevado faz a prova se passando pelo candidato verdadeiro.

O segundo golpe, os fraudadores usam equipamento de tecnologia - geralmente pontos de voz na carteira para repassar o gabarito para o candidato que fica na sala de aula só aguardando as respostas.
Os "compradores de vagas" de acordo com o caso irão responder pelo crime de formação de quadrilha e falsidade ideológica.


Fonte: portal Cidade Verde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARRAPATO PODE AJUDAR NO COMBATE AO CÂNCER.

DERIVADO DA MACONHA QUASE LIBERADO.

HIPERMERCADOS BOM PREÇO DE SÃO LUIS PODEM SER FECHADOS EM JANEIRO.